Depois
da revelação do anjo de que Isabel também fora visitada por Deus, Maria parte
às pressas para visitar sua prima em Ain Karim (segundo a tradição), na região
de Judá, povoado que ficava a dois dias de caminhada, próximo de Jerusalém. Essa
caminhada de Maria entre as montanhas fez recordar a alguns uma passagem do
segundo livro de Samuel (2Sm 6), onde se fala da peregrinação da Arca da
aliança, transportada por Davi, que pulava e dançava em frente a arca e gerou
grande alegria em todo o Israel. Há quem veja uma referência de Lucas a esse
fato quando fala da alegria que invade Isabel, fazendo a criança pular em seu
ventre.
Entende-se
neste gesto de Maria o serviço da caridade, a serva coloca em ação a sua
disposição de servir e compartilhar com Isabel sua alegria. “Maria vai prestar ajuda e, como boa
dona-de-casa, atende às necessidades de um matrimônio já ancião em vésperas do
nascimento de um filho. É a Virgem serviçal, aquela que não vacila em abrir-se
para os demais, a fim de compartilhar com eles suas alegrias e dores. A serva
do Senhor torna-se serva dos seus semelhantes. Não podia ser de outro modo,
porque não há separação entre entrega a Deus e compromisso com os homens. O
primeiro mandamento de Jesus encontra em Maria uma encarnação digna de
admiração e respeito: o amor a Deus é fonte de amor ao próximo, e este é
consequência e selo de autenticidade daquele. Seu maior serviço – a aceitação
da missão maternal – impele Maria a esta outra forma de maternidade: o serviço
desinteressado em prol dos demais. O mistério da Anunciação tem seu
prolongamento e complemento naquele da Visitação” (Angel L. Strada – Maria: um exemplo de mulher – Ave
Maria).
Esse
ir ao encontro de Isabel e Zacarias imprime em Maria essa característica que o
Papa Francisco pede para a Igreja de nosso tempo: saída. Maria evangeliza no
seu ato de comunicar a sua experiência de intimidade com Deus e consequente
transformação de sua vida. Se ela é a primeira receptora do Evangelho, faz-se
também instrumento privilegiado de comunicação desse mesmo Evangelho. Há quem
suponha que a ida de Maria à casa de Isabel tenha o caráter de confirmação do
que havia dito o anjo, sim assim o foi certamente não tinha o caráter da dúvida
de Zacarias. Santo Ambrósio rejeita tal ideia, segundo ele ela já havia
acreditado no momento do anúncio.
Nessa
característica própria de Lucas, toda a cena é inundada de uma alegria que só a
presença e a ação do Espírito Santo é capaz de provocar, pois tanto Isabel como
Maria achavam-se ainda sob o efeito das visitas de Deus em suas vidas. “O Espírito não encontra barreiras nestas
mulheres cheias de fé e atua nelas com plenitude, santificando também a
experiência mais formosa de suas vidas: a maternidade” (Angel L. Strada – Maria: um exemplo de mulher – Ave
Maria).
Isabel chama
Maria de ‘bendita entre as mulheres’. “Embora
possa recordar mulheres ilustres (Jael, Jz 5,24; Judite, Jt 13,18; Abigail, 1Sm
25,33), o contexto próximo nos convida a pensar na bênção genesíaca da
fecundidade (Gn 1,28; 9,1; 17,16; Dt 28,4). Nenhuma maternidade da história
pode ser comparada com a de Maria; a ela estava direcionada muitas maternidades
precedentes” (Bíblia do Peregrino – Paulus). No louvor de Isabel brota a
primeira bem aventurança do evangelho de Lucas é dirigida a Maria: “Feliz és tu
que acreditaste” (Lc 1,45). “O valor da
bem-aventurança é a afirmação de uma ‘plenitude de graça’ e de salvação operada
por Deus no ‘bem-aventurado’. ‘É a exaltação com o louvor de um homem por
motivo da sua condição de salvação que o torna bem-aventurado e o aponta como
exemplo’ (M. Saebo). Há, pois, um aspecto de alegria, de contemplação, de
admiração pela ação divina numa criatura; mas há também o aspecto de imitação
que nasce da admiração: o ‘bem-aventurado’ é um exemplo de vida para quem o
celebra. De fato, Maria é definida com a ‘Crente’ por excelência, ou seja,
aquela que nos oferece um exemplo perfeito de fé” (Gianfranco Ravasi – Os Rostos de Maria na Bíblia – Paulus).
Com
Maria, continuaremos na casa de Isabel. Ainda temos alguns detalhes a contar
desse encontro. Até mais!